domingo, 8 de janeiro de 2012

Vw - Porsche Vasek Pollak

Recentemente foi feito este comentário em uma postagem anterior:
"Olá.
Sou proprietário do Blog do Boueri (hhtp://blogdoboueri.blogspot.com), sobre automobilismo e hoje postei uma foto que está me tirando o sono. E adaí?! Daí que tem uma Kombi nela. E pensei que vocês, que entendem mais desse carrinho do que eu, pudessem me ajudar a desvendar o mistério com alguma pista sobre o modelo.
Gostei muito do blog de vocês! Visitarei mais vezes. Queria saber se poderia adicionar à lista de LINKS lá no meu blog.
Um abraço!"
A foto acima foi a citada no comentário e com este texto anexo:
"Porsche 356S #50 correu na edição de 1952 das 24 Horas de Le Mans."
Mas isto também me deixou intrigado, afinal ao meu ver estes dois Porsches não poderiam se modelos 356, e a Kombi da foto é bem mais recente que a do ano de 1952, e também estes dois Porsche, que um deles me parece ser um modelo 550.
E para responder esta questão nada melhor perguntar a quem realmente entende do assunto: Mr. Bob Shaill, o meu editor na Inglaterra, isto de longos anos de convivência:
"Hello Bob
.
I received this photo of a friend, and he claims to be a
Porsche 356S # 50 ran in the 1952 edition of 24 Hours of Le Mans...
I think that is a model 550, what do you think about this? you know this race team "Vasek Polak racing service" that is written on the side of the van? What would be the year this photo?
"
E a resposta veio logo em seguida:
"Hello Dario.
This photo I have - taken circa 1961/62. The first car is an 718 RSK, behind [as you said] is 550 Spyder."
Sendo assim consultei Google e anexei uma foto de cada modelo destes incríveis Porsches de competição, e para finalizar também pesquisei sobre oque estava descrito na porta da Kombi que rebocava os dois modelos na primeira foto, e cheguei ao texto abaixo, embora longo, é gratificante poder ler e entender um pouco mais desta fascinante história:
Basta mencionar "Porsche" no sul da Califórnia, e você está certo de evocar boas lembranças de Vasek Polak. Mais importante, porém, são algumas outras palavras dignas de este cavalheiro - generosidade, bondade, compaixão e dedicação.
Mr. Vasek e Anna Maria Polak Charitable Foundation se esforça para garantir a generosidade Polak continua, mesmo que ele morreu há vários anos.
Mais recentemente, a Fundação prometeu US $ 2 milhões para Torrance Memorial Medical Center. Este dinheiro foi usado para beneficiar o Vasek e Anna Maria Polak seios Diagnostic Center para continuar a luta contra o câncer.
Polak sabia uma coisa ou duas sobre a luta por sua vida. Nascido em Praga, Tchecoslováquia, ele era um membro do underground anti-fascista Checa durante a Segunda Guerra Mundial. Polak foi ferido na revolta de Praga em 05 de maio de 1945 quando uma bala o atingiu no ombro e depois penetrou seu pulmão quando ele tentou salvar a vida de um amigo ferido. Além disso, como os alemães ocupando estavam fugindo Praga, Polak e outros lutadores pela liberdade são creditados com cargas de dinamite que foram colocados a desativação pelos alemães para destruir a famosa Ponte Carlos.
Nascido Vaclav Polakova em 11 de Setembro de 1914, Polak deixou Praga, em 1948, quando a polícia secreta apareceu em sua loja de conserto de motocicleta para prendê-lo. Ele fugiu pela porta dos fundos da loja momentos depois de sua primeira esposa, Jindriska, tinha avisado a ele sobre a visita da polícia secreta de sua casa com um telefonema perguntando quando ele estaria em casa para o almoço. Que foi o sinal de perigo o casal tinha acordado porque nunca Polak foi para casa para o almoço.
Sem dinheiro, ele foi forçado a deixar sua esposa e filhos para trás. Com a ajuda de amigos, ele viajou 35 milhas da fronteira da Alemanha Ocidental, iniciando uma viagem que acabaria por levá-lo ao sul da Califórnia.
Depois de deixar um campo de refugiados alemão e trabalhando em Munique lidera o pool do motor para a Cruz Vermelha e do Consulado Americano, Polak veio para Nova York. Ele trabalhou como especialista em reparação de Porsche, pagando R $ 25 por mês para dormir em uma sala de equipamentos ao lado de uma quadra de vôlei em um centro comunitário Checa. "Eu tinha chuveiros mais do que qualquer imigrante em Nova York", disse Polak The Prague Post, uma publicação Checa, em 1995.
Em 1958, Polak dirigia uma Kombi e rebocar um Karmann Ghia em todo o país, chegando ao sul da Califórnia, com US $ 3.000 em poupança, dinheiro de semente para um negócio. Através de seu corridas de motos e de negócios automóvel na Europa, Polak befriended Dr. Ferry Porsche, que ofereceu Polak sua concessionária próprio carro esporte em 1959. Seu negócio Hermosa Beach foi o primeiro no país a tratar exclusivamente em Porsches.
Em 1973, a concessionária cresceu para incluir Audi, BMW e Saab. Polak mais tarde adquiriu franquias Subaru e Volkswagen. Em 1995, seu saídas obteve receita bruta de US $ 51 milhões.
Durante seus anos de separação, Polak sempre mandou dinheiro para casa para sua esposa e dois filhos, mesmo que lhe foi dito que as autoridades comunistas interceptadas e embolsou a moeda forte. Ele nunca perdeu a esperança de tirar sua família da Tchecoslováquia.
Como resultado da Primavera de Praga em 1968, sua esposa e, em seguida, filho crescido e filha vieram para os Estados Unidos. Até então, no entanto, sua filha tinha caído no amor com seu instrutor na escola de formação de maquinista e queria voltar para a Tchecoslováquia. Infelizmente, os anos de separação mudou a relação entre Polak e sua esposa. Eles se divorciaram dentro de um par de anos.
Em 1983, casou com Polak Anna Maria Littlejohn, uma viúva Checa-nascido de um piloto americano. Os dois se conheceram quando ele reparou seu Cadillac.
Polak 39 anos de sucesso do negócio, foi possível para ele criar um legado de excelência da saúde através de seu apoio do Memorial Torrance Seios Diagnostic Center. (Clique aqui para informações sobre a Vasek e Maria Anna Polak seios Diagnostic Center.) (Clique aqui para obter informações sobre o Programa de Pesquisa Vasek Polak).
Anna Maria Polak morreu em 1993, e Polak doou US $ 1,7 milhões em dinheiro e bens para o Centro de Diagnóstico de mama. Seu amigo Dr. Porsche também fez uma contribuição substancial para o centro. Quase 150 pessoas estavam na mão para testemunhar a dedicação das instalações em 1994, quando foi rebatizada a Vasek e Anna Maria Polak seios Diagnostic Center.
Polak morreu em 1997 aos 82 anos. Um mês antes de sua morte, ele bateu o Porsche 911 Turbo S (anunciado como o mais poderoso da linha de turbo da Porsche na época), ele estava dirigindo a uma velocidade de mais de 110 quilômetros por hora na Autobahn alemã. Ele viajava de Praga, onde ele estava explorando a ideia de criar um centro de diagnóstico de mama em sua terra natal, República Checa. Polak quebrou os dois braços e as pernas no acidente, mas supostamente não sofreu ferimentos internos e era esperado para fazer uma recuperação completa.
Depois de sua condição estabilizada, Polak insistiu em voltar para o sul da Califórnia para continuar seu tratamento em Torrance Memorial Medical Center. Infelizmente, seu desejo não se realizaram, como ele morreu em 17 de abril de 1997 en rota para o centro médico. A cabine do jato Lear em que ele estava viajando havia sido convertida em unidade de terapia intensiva. Ele havia desembarcado em Great Falls, Montana para reabastecimento, quando Polak repente teve uma parada cardíaca e morreu.
Polak foi eternamente grato pelas oportunidades América lhe deu. Em um artigo Breeze 1978 Diariamente, ele falou de seu sucesso trapos para a riqueza e seu afeto por sua pátria adotiva.
"Muitas pessoas perguntam por que eu não sair e tomar o meu sucesso comigo de volta à Europa", foi relatado que Polak disse. "Eu lhes digo que os EUA deu-me a minha liberdade e sucesso. Vou manter o meu dinheiro aqui e morrer aqui em sinal de gratidão."
Graças à Vasek e Maria Anna Polak Charitable Foundation, Polak sonho de dar retorno para a comunidade que ele amava vai continuar por muitos anos vindouros. Para mais informações sobre a mamografia ou a qualquer dos outros serviços oferecidos no Vasek e Maria Anna Polak seios Diagnostic Center, ligue para 310-517-4709.
"
Fotos: Jaime Boueri, Internet Google
Consultas de texto: Mr. Bob Shaill, Internet Google.

Nenhum comentário: