sábado, 28 de janeiro de 2012

Vw - evento Dia do Fusca 2012 (parte 5).

E os Vws Vintage também tiveram a sua participação, embora em pequeno numero, que é justificado pela sua raridade. Acima um Vw 1950 que mantém alguns alguns de seus itens originais: para choque vincado com pequenas garras (picaretas) e gradinhas de buzina no para lama em formato circular...
Na parte traseira as minúsculas lanternas redondas e nariz "pope nose" (nariz de papa), e curiosamente no modelo original, as lanternas só acendiam as luzes de posicionamento, a função de mudança de direção era incumbência da seta bananinha que no caso só acendia luz, sem piscar, e a luz de freio vermelha mais forte era incorporada a luz de placa dentro do nariz de placa...
e um modelo Vw 1957 na cor preta com alguns acessórios de época e outros estilo Old School...
As rodas em aço estampado da marca Fumagalli marca a tendência citada acima...
E o pequeno emblema do falcão negro, um símbolo da Deutchland (Alemanha) e o antigo "spot light", que aqui ficou conhecido como farol "caça mulata"...
A movimentação se fazia pela alça na parte posterior, mas comprometia o alinhamento do espelho...
Este Vw Schwimmwagen 1944, provavelmente o mais conhecido do Brasil, é um dos 3 que se tem conhecimento que foram trazidos na Alemanha, há muitos anos atrás e certamente um dos poucos que sobreviveram e ainda são capazes de navegar...
A pá de remo da lateral tinha duas funções: auxiliar em caso de pane durante a navegação e também quando era feito uma investida de ataque surpresa em tempos de guerra, se desligava o motor e se movimentava em silencio apenas com o remo. E conforme é apontado em registro internacional, sabe-se da existência de mais que 100 veículos destes. .. Internamente podemos ver a simplicidade do modelo militar, onde tudo tem sua função especifica: o motor de limpador apenas de um lado (motorista), o outro era apenas uma alavanca manual (passageiro) com a pequena luz de leitura de mapas abaixo desta e também duas alavancas: uma para mudança de marcha e a outra entre os bancos para tração nas quatro rodas, fruto da criatividade do Dr. Ferdinand Porsche ...
O "cog log", ou seja a engrenagem com o emblema Vw no centro é o antigo logotipo da fabrica no período de 1939 a 1944 e o formato da calota também é desta época distante.
Dario Faria.
Fotos: arquivo pessoal.

Nenhum comentário: