sábado, 30 de julho de 2011

Vw - brasões e emblemas.

Há uns dois meses atrás recebi um e-mail de um de nossos frequentadores, acompanhado com esta foto tinha o texto anexo: "Você nem me conhece mas vi isso e lembrei de você!
O que é? savena é uma concessionária?
Abraço!
André Lemes"
A concessionária SAVENA é da cidade de São Paulo, e ao que parece fazia um "marqueting" trocando o emblema original do Vw Fusca por um personalizado...
E juntei algumas fotos de meu arquivo, umas retiradas da Rede Internet e outras clicadas por mim...
Oficialmente a Vw Germany e Brasil tiveram apenas três emblemas: a esquerda o nacional (1960-1965), o do centro é da Vw Germany (1951-1959), e a direita a segunda geração do modelo alemão (1960-inicio de 1963)...
Ao que eu sei, o primeiros modelos de Vw oficialmente nacional (1959), ainda usavam o emblema alemão (Wolfsburg), e em 1960 a Vw Brasil criou este modelo com o emblema da cidade de São Bernardo do Campo...
O Bandeirante e o indígena com as palavras escritas em latim...
Com os dizeres: "São Paulo terra mãe", e para que este emblema seja o original, um dos detalhes a serem observados é a letra "V" no lugar do "U", como é escrito em latim...
O outro é o timbre da Vw e o "B" de Brasil...
A fixação é frágil, apenas por arruelas travas sob pressão...
E isto naquela época, abria espaço para o mercado paralelo fornecer os escudos anti-furto...
Acima uma variação do escudo anti-furto e um emblema nacional "genérico", fundido em alumínio com parafusos de fixação...
Acima a comparação destes dois emblemas Vw Germany, conhecidos como Raposinha, ao meu ver o da foto abaixo é original por ter as sete cores no tom correto, e o de cima uma réplica que hoje se tornou fácil de se encontrar a venda...
Esta foto acima encontrei em um site que no momento não me recordo, e o emblema Raposinha possui uma variação do escudo anti-furto que eu não conhecia...
No exterior existem também variações do emblema Vw, acredito que esta seja da Austrália...
E esta da cidade alemã de Bremen, conforme vimos este é um tema longo de se pesquisar.
Dario Faria.
Fotos: arquivo pessoal, Internet Google divulgação.

Um comentário:

Leandro disse...

Olá, quanto custaria um emblema como o da cor "azul" com a moldura, original?