segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Vw - The Porsche history (parte l)

Ferry Porsche, com seu cão Terrier e um raro Vw 1949.
No dia em que nasceu Ferdinand Anton Ernest Porsche (19/Setembro/1909 - 21/Março/1998) ou simplesmente: Ferry Porsche como ficou conhecido, seu pai Ferdinand Porsche estava participando de uma corrida com um Austro-Daimler desenhado por ele mesmo.
Em 1920 os empregados da fabrica em que Porsche (pai) era chefe: a Austro-Daimler, construíram um pequeno automóvel bicilindro desenhado também por seu pai e que atingia 60 km/hora. Com apenas 9 anos Ferry andava sem placa de licença e sem habilitação, "a posição de meu pai facilitava que a policia local fizesse vista grossa".
E com 12 anos em uma corrida em Viena, Austria o Conde Alexander Shascha Kolowrat permitiu que ele desse voltas na pista entre o intervalo da corrida e ele se mostrou extremamente habil no volante do bólido. Em Março de 1923 a família Porsche se mudou para Stuttgart, Alemanha onde o pai assumiu a posição de diretor técnico da Daimler e Ferry Porsche aos 14 anos conseguiu uma licença especial para dirigir e já aos 16 anos experimentava vários protótipos que seu pai construía e trazia para casa, até mesmo os potentes Mercedes SSK com compressor.
Ferry era muito atirado e usava sua licença especial para assistir filmes de maiores de 18 anos. E finalmente quando atingiu a maioridade adquiriu uma moto BMW 500 cc e então conheceu Dorothea a qual se casou em 1935 aos 26 anos e permaneceu até 1985, quando então a morte dela se fez.
Também aos 18 anos foi trabalhar como aprendiz na Robert Bosch AG e lá conheceu Manfred Behr (hoje fabricante de radiadores).
Acima o piloto alemão Rudolph Caraciolla,Ferry (ao centro) e Porsche (a direita)
Em 1931 Ferdinand Porsche com seu vasto conhecimento e criatividade adquirida ao longo dos anos decide ter seu próprio escritório de projetos e não mais ser empregado dos grandes fabricantes e com 12 empregados e seu filho Ferry Porsche, o mais novo entre eles inicia a construção do fantástico Auto-Union de 16 cilindros motor central, o "peixe de prata" para competir com as Mercedes "flecha de prata". Ferry iniciou as provas de teste em circuitos com tanto brilhantismo que seu pai astuto decidiu: "Posso conseguir muitos outros pilotos, mas não outro filho", Ferry então se limita a correr em provas de rallye com um Wanderer Tourer.
Dario Faria
Fotos: Arquivo pessoal, divulgação.

2 comentários:

Francisco J.Pellegrino disse...

Dario, muito bom, a história da familia Porsche é muito bacana, gosto muito e aos poucos vou absorvendo todas estas informações..

Abs e muito obrigado

Francisco

Dario Faria disse...

Olá Francisco.
seja bem vindo e sua participação é uma honra.
Dario Faria