sábado, 28 de agosto de 2010

Vw - Kdf-wagen 1938-1945

O período "Kdf-wagen' que se iniciou em 1938 e terminou em 1945, foram tempos cinzentos e obscuros na história do pequeno Vw, quando então em 26 de Maio de 1938, o dia da celebração da pedra fundamental que seria o ponto de partida do inicio das obras da fabrica, em um discurso solene diante da Orquestra de Berlim e milhares de presentes, estima-se que haviam mais de 60.000 pessoas, e entre estes o próprio Prof. Ing. Dr. Ferdinand Porsche e seu filho Ferry Porsche, quando então Adolph Hitler muda repentinamente o nome do carro para Kdf-wagen, ou seja: Kraft durch freude (carro força através da alegria), causando espanto a todos inclusive o próprio Porsche e seu filho.

O meu amigo Eduardo Tonin me enviou esta matéria foi escrita na extinta revista "Motor-3" de Setembro de 1981 quando o editor Jose Luis Vieira esteve em visita ao museu da Vw Germany e consegui fazer um "test-drive" em um raríssimo Vw sobrevivente desta era Kdf-wagen.
O texto é muito interessante de se ler, com um depoimento bem humorado de leve, o que era uma caracteristica da escrita de Jose Luis Vieira.
As fotos também são muito bem feitas, mostrando claramente os detalhes e o acompanhamento do texto nos leva a uma viagem no tempo com este pequeno Vw.
Dario Faria
Fotos: Eduardo Tonin, divulgação.

2 comentários:

Luby disse...

caramba otima materia, creio que ainda tenho esta revista, e diga-se de passagem pra mim foi a melhor revista publicada ate hoje sobre carros e outras coisas com motor..

Dario Faria disse...

Olá Luby.
Esta revista era excelente mesmo, o Jose Luiz Vieira tinha um jeito descontraido de escrever que dava gosto de ler, o Nasser assinava uma coluna e agora só resta comprar o livro em três volumes do Jose Luis para saber de algo sobre a história do automóvel. Por outro lado, eu tenho acompanhado seu blog com a restauração de seus Puminhas e estão ficando "nota dez", qto ao meu GT 69 esta parado no tempo e o outro tubarão dourado 74 que roubaram não tive mais noticias, mas um dia espero encontrar e isto me deixou muito abatido, desânimado e muito preocupado com meu Vw 54...
Dario Faria