sábado, 21 de agosto de 2010

Vw - horário político (parte ll)

Este pequeno recorte de jornal mostra a comemoração da escolha da cidade de Resende -RJ para a produção do caminhão Volkswagen, presentes na foto: o governador Alencar do rio de Janeiro ( no centro do banco traseiro), o presidente da VW do Brasil: Sr. Pierre A. De Smedt (no banco do passageiro) e o representante da VW Germany: o espanhol Perez de Ariolta (no lado do motorista) que na época se tornou uma pessoal muito polêmica por ter sido pivô de um processo milionário da General Motors (USA) onde trabalhou, contra a VW Germany, quando foi acusado de ter levado tecnologia de informações para os alemães da VW.
O que podemos observar é a afirmação no roda-pé da foto com a afirmação que este seria o Vw cabriolet do J.K. e o numero da placa mostra ser de 1958, mas a cidade e o estado de origem não é visível na foto e eu imagino que deva estar no acervo de algum colecionador, talvez no Rio de Janeiro...

Eu desconheço este Vw cabriolet 1958, e se foi realmente pertencente a J.K. poderia ter sido este da foto da inauguração, é presumido que a Vw importou Vws cabriolets para eventos na empresa e talvez o presidente J.K. teria se encantado com o charmoso conversível e tenha comprado ou até recebido um "agrado" da empresa, afinal é um presente irrecusável!
Fotos: Dario Faria (arquivo pessoal), divulgação.

2 comentários:

Prof. Chico disse...

Na filmagem da inauguração da VW na Via Anchieta são visíveis, além do cabrio preto, outros cabrios em cor clara formando carreata pela fábrica. O cabrio preto nunca pertenceu a J.K., conforme pode ser averiguado na biografia do Presidente. Apenas dois Presidentes possuíram Fusca, Jânio Quadros e Itamar Franco. Outros tiveram porém na época em que não eram presidentes, como FHC.

Dario Faria disse...

Olá Prof. Chico.
Eu já vi este filme certa vez, por acaso em um noticiario de jornal na TV, e de fato era uma comitiva de Vws cabrios. Acho também que o JK não teve Vw, eu sei di Galaxie que estão restaurando e afinal já terminaram e tem muito "colecionador" que fantasia estórias como: o Mercedes do Pelé, o Camaro do Silvio Santos e assim vai com as celebridades para embutir valor em seu automóvel antigo. Eu gostaria de ter a foto do Jânio no Vw, me ajudaria nestas postagens...
Um abraço.
Dario Faria