terça-feira, 20 de julho de 2010

o antigo portão...

Recentemente peguei umas fotos da antiga fabrica da FORD na rua Solon no bairro do Bom Retiro, S. Paulo que consegui e mais algumas de 1923 que tomei emprestada do amigo Mr. Nick Nikollas do blog: "carrosantigos.wordpress.com" e fiz um pacote de tudo com comparações do passado e presente e enviei ao amigo Guilherme do blog: "antigosverdeamarelo.blogspot.com", a ideia era mostrar o quanto é desprezado o maltratado os antigos prédios que um dia forma o marco da industria brasileira.
Em originalidade a ideia não é nova eu sei, é só ver as fotos da antiga Vw que era localizada na rua do Manifesto, bairro do Ipiranga, S. Paulo que é datada de 1953 e que no meio da década de 80 o antigo Sedan Clube (atual Fusca Clube- Brasil) fez um encontro na frente do antigo portão deste galpão que nesta época já estava instalada uma conhecida empresa americana de balanças de pesos, e o propósito da foto foi dar a mesma vista que a antiga foto divulgada com a disposição dos Vws e Kombi estacionados na rua.
Felizmente o antigo galpão ainda mantinha suas caracteristicas remanescentes da década de 50.
E em uma outra oportunidade já em 1991 retornei lá com meu Vw 1959 e meu filho Charles Faria, então com uns 6 anos e tirei uma foto diante daquele portão da antiga Vw.
Mas o tempo passou e recentemente voltei a rua do Manifesto e nada mais restou, a empresa de balanças repassou o prédio a um centro de atacado de alimentos que tomou as "devidas providências" de arrancar o portão e murar a entrada e descaracterizar o que restou, senti algo triste dentro de mim, imaginei que o portão deveria ter sido vendido por peso a algum sucateiro para ser posteriormente ser derretido e quisera eu te-lo adquirido e até colocar na entrada da garagem da minha residência, mas são apenas "sonhos de uma noite de verão".
O que aconteceu na antiga Ford da rua Solon, também aconteceu na fabrica da Puma da avenida Presidente Wilson, bairro do Ipiranga e na Vemag da DKW e tabém na CAIO de ônibus na Penha SP que trabalhei e assim vai a história de um povo sem memórias se perdendo no tempo e na especulação imobiliária, e as fabricas pouco importam com sua própria memória, a não ser que seja da matriz no exterior, por aqui só fica o titulo de que "um povo que não preserva o passado não tem um futuro", ou que "brasileiro tem memória curta", mas isto tem que mudar alguma dia...
fotos: Dario Faria

3 comentários:

Diógenes Coelho disse...

Esse 59 lembra bastante um q eu conheço,se naum fosse a cor das rodas diria q era o msm .

Carlos disse...

A fábrica não ficava no local dessa academia, era do outro lado da rua do Manifesto próximo da esquina com Rua dos Patriotas.

Unknown disse...

Na Rua Solon hoje é um espaço do Luciano Huck - chamado de YouTube Space para criações de youtubers e tbm tem aulas para jovens nas areas de filmagens, iluminação e afins