sábado, 27 de junho de 2009

Rat Rods

Originalmente uma contra-reação ao tradicional Hot Rod, que custa muito caro e nem sempre pode andar em qualquer lugar. O termo "rat rod” foi utilizado para descrever qualquer veículo que parecesse inacabado ou simplesmente construído para ser conduzido, a filosofia principal de um Rat Rodder. O Rat é um estilo de Hot Rod ou veículo personalizado que, na maioria dos casos, imita e às vezes exagera, os primeiros hot rods das décadas de 40, 50 e 60. A maioria dos Rats vão parecer ao leigo, veículos "inacabados", com apenas o mínimo essencial para ser conduzido. Mas como são feitos para andar, pouco importa sua aparência. Um Rat Hot sempre tem a mecânica em perfeito estado, sendo o principal motivo para sua criação e com custos mais baixos, não somente pela falta de acabamento, mas por poder intercambiar peças de outros veículos ou partes de um outro carro, formando uma máquina singular.
A aparência geral inacabada dos Rat Rods podem ser: com primer ou tinta antiga formando uma patina natural; pintar com ferrugem para deixar manchado; aparência de uma manta de retalhos das pintura originais das peças de diversos carros; o metal sem acabamento nenhum, ficando todo enferrujado. Muitos proprietários também fazem pinturas à mão livre. Contrariamente ao gosto de muitos construtores de automóveis, ferrugem é frequentemente aceitável e apreciado por um Rat Rodder. No interior a ordem do dia é ser espartano ao máximo. Cobertores antigos formam a base dos assentos de muitos rat rods. A maioria é concebida para serem funcionais, sem muitos confortos embora isto irá variar com o gosto de cada proprietário.
Fotos acima de sites americanos.
No Brasil a febre chegou a pouco tempo e logo já ocupou seu espaço, com modelos exibidos nas exposições e feiras de antigos.

Fotos acima de Dario Faria em 2009, no Encontro da Estação Luz em São Paulo.

"Ao que me parece está se formando um movimento pró-ferrugem, deve ser uma tendência de alguma cultura dos contras alguma coisa ou apenas uma nova maneira de expressar um gosto pessoal, eu particularmente respeito e acho diferente. Na verdade devemos estar prontos para aceitar opiniões diversas das que temos, afinal são vários carros para vários gostos, se não todos seriam iguais e repetitivos... Dario Faria."

Fotos acima de Felipe Nicoliello em 2007, no Sambódromo paulistano.

5 comentários:

Patrick Lopes disse...

Nada contra os rat rods mas eu ainda prefiro os modelos do jeito "normal", com aparência nova e sem modificações.

Abraço, bela matéria.

Patrick Lopes disse...

ps: só vi agora a resposta sobre o fusca saia e blusa num post antigo desse blog.
Obrigado por esclarecer a minha dúvida.

ps 2 : uma vez eu comentei sobre umas fotos antigas que eu possuía. Fotos de fuscas, pumas, passat, bugre da emis, entre outros.
Finalmente encontrei o álbum com as fotos (depois de quase 3 meses procurando). Em breve irei scanneá-las e se ainda houver interesse eu as repasso para você.

Abraço

Volks e Cia disse...

show de bola o blog

abraços

Felipe Nicoliello disse...

Patrick, tenho interesse sim, pode mandar para felipe@pumaclube.com.br
Valeu! Abraços.

Anônimo disse...

Olá. Gostava de pintar o meu carro a imitar a ferrugem, que tipo de tinta devo usar?