quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Suspensão Mac Pherson

A suspensão Mac Pherson foi adotada pela primeira vez em um VW, no modelo 411 Tipo 4, vinda da Porsche, essa suspensão substituía a antiga suspensão por barras, com muita eficiência, traduzindo em melhor conforto e estabilidade em curvas.
A suspensão Mac Pherson é composta de eixo transversal, molas espirais com amortecedores internos. Muito utilizada nos veículos atuais, com diversas variações e composições.
O primeiro Fusca a contar com esse tipo de suspensão foi o modelo 1302 lançado em agosto de 1970 e perdurou até julho de 1972. O modelo poderia ser fechado ou conversível, com opções de motores 1300 cc e 1600 cc.
Em agosto de 1973 entra em linha o novo modelo 1303, com algumas alterações, sendo a principal o para-brisa curvo. A produção do modelo 1303 fechado se estendeu até julho de 1975 e a do modelo 1303 conversível até janeiro de 1980.
No Brasil, da linha VW com esse tipo de plataforma, somente a Variant II teve a suspensão Mac Pherson na dianteira e semi-braços na traseira. Nenhum fora-de-série brasileiro utilizou essa plataforma com a suspensão dianteira, apenas o Puma P-018, utilizou a suspensão traseira dessa plataforma, permanecendo a suspensão dianteira e a plataforma do Brasília.

10 comentários:

Leo Gaúcho disse...

Agora sim, mandou bem meu amigo!!!
O P-018 tinha Mc na frente?Tem alguma foto do porta malas dele?

Felipe Nicoliello disse...

Não Leo, o Puma P-018 NÃO tinha suspensão Mac Pherson, era a de Brasília. O projeto P-016 da Puma é que tinha esse tipo de suspensão, utlizando como base a do Fiat 147, que era mais baixa, mas o projeto foi abortado depois de dois anos de testes, não pelo fato da suspensão, mas sim por falta de dinheiro da Puma, pois o projeto tinha muitas inovações, como motor a água central (AP 600).

Leo Gaúcho disse...

Hum, seria uma espécie de Spark então!

M disse...

Olá !
Veja o meu:
http://sucatas-do-m.blogspot.com/search?updated-max=2009-01-06T09%3A53%3A00-08%3A00&max-results=7

Unknown disse...

Ola Galera! Estou pensando em fazer um Fusca, com a suspensão da Variant II e gostaria de saber se algu´me ja fez e se podem me dar algumas dicas, tipo como fixar a danada da suspensão , se na cabeça de porco, ou cortar a cabeça de porco e também o suporte superior dos amortecedores... Obrigado

Felipe Nicoliello disse...

Silvio,
Vc já pensou na adaptação que terá para fazer na carroceria? Não se resume apenas na suspensão e chassis...

Unknown disse...

Caro Felipe, Por ser dificil como me disse resolvi fazer esta adaptação estou na fase de testes com ela.... qto a angulação e caster e cambagem, por enquanto tudo ok, ha caixa de cmabio 5 marchas de AP e suspensão traseir tb da Variant II por causa da homocinética.... breve posto fotos dele pra verem... Abraço

Bigorninha disse...

Sílvio,
seria possível enviar-me as fotos do que vc já fez?
eu tb estou adaptando tanto a suspensão dianteira quanto a traseira da variant II no fusca, mas estou para adaptar um motor de porsche 911.
Aguardo para trocarmos fotos, experiências e fracassos (superáveis).
Abraços.

carlos coutinho disse...

silvio e bigorninha? Poderiam enviar seus emails para coutinhocarlos@ig.com.br? Conhecí uma pessoa que adaptou uma suspensão na dianteira do Fusca e ficou boa, pretendo colocar uma no fusca somente com componentes vw. agurado retorno.vlw!

carlos coutinho disse...

FUSCA MADE IN BRAZIL COM MOTOR CENTRAL
Alguem tem fotos de algum fusca com motor central tipo o Fusca Porsche, mas com motor nacional?fvr enviar para coutinhocarlos@ig.com.br